O ano de 2020 foi marcado pela pandemia e por uma crise financeira forte. Muitas empresas fecharam as portas e trabalhadores perderam seus empregos. Apesar do cenário ruim, muitas pessoas tomaram uma decisão importante e decidiram abrir seu próprio negócio. O crescimento no número de MEIs mostra isso.

No final de 2019, eram 9,4 milhões de MEIs ativas, enquanto que no final de 2020 esse número cresceu para 11,3 milhões. Um acréscimo de cerca de 20%, de acordo com o Portal do Empreendedor.

Esse aumento de inscrições acontece porque os profissionais que foram desligados das empresas tiveram dificuldade de se realocar no mercado, já que as vagas estavam escassas, e tiveram de arrumar uma maneira de conseguir sua própria renda. Uma das principais vantagens do MEI é ser simples de abrir, e poder ser feito na sua própria casa, dispensando muitas exigências que outros tipos de empresa necessitam.

Outro fator que corrobora com o aumento das MEIs é que muitos profissionais começaram a trabalhar em Home Office (trabalho em casa), oferecendo serviços digitais, vendendo produtos pela internet, ou mesmo renegociando seus contratos de trabalho com seus empregadores, flexibilizando a carga horária e os custos ao empregador.

Como qualquer empresa, uma MEI também tem obrigações, como a Declaração Anual, que pode ser feita dentro do app. Para quem não está acostumado com a rotina da empresa, é muito importante consultar um Contador, já que ele pode auxiliar em todos os processos burocráticos, evitando qualquer problema que possa ocasionar em multas ou prejuízos. Além disso, é fundamental ter controle sobre as finanças da empresa. Assim você garante o sucesso do seu negócio.

Se tiver dúvidas, entre em contato conosco. Estamos sempre à sua disposição!