A declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN – SIMEI) também conhecida como Declaração Anual de Faturamento, é uma das obrigações que o MEI deve cumprir anualmente. Ela é realizada através do Portal do Empreendedor, assim como os outros procedimentos para o Microempreendedor Individual, como inscrição, impressão de boletos, alteração e baixa.

Todo ano o Microempreendedor Individual deve declarar o valor do faturamento bruto (valor total das vendas de mercadorias e serviços) do ano anterior por meio da Declaração Anual. Porém, fazer a declaração do imposto de renda pode ser um processo difícil, especialmente quando fazemos o procedimento pela primeira vez.

Além disso, o prazo para realizar a declaração anual de rendimento do MEI em 2021 vai até o dia 31 de maio de 2021, porém, o recomendado é providenciar essa declaração com antecedência para evitar problemas como multas e a irregularidade do negócio. O atraso no envio desta declaração, gera uma multa no valor mínimo de R$50,00, ou de 2% do valor dos tributos que devem ser pagos mensalmente pelo empreendedor.

Para evitar problemas com a receita quanto a valores declarados ou com a origem dos mesmos, entre contato com a Matos e Prudêncio, nós fazemos todos os procedimentos necessários para você emitir a sua Declaração Anual de Faturamento sem complicações!